Receitas

Arroz de Bacalhau: Receita é opção fácil e saborosa para a Sexta-feira Santa

Independente da religião, a maioria dos brasileiros cresceu ouvindo que Sexta-feira Santa é dia de comer peixe, em especial o bacalhau. Mas de onde será que vem este costume?

Tradicionalmente, na crença cristã, durante toda a quaresma, não é permitido comer carne de animais de sangue quente, como aves, porco e boi. A exceção é feita ao peixe, considerado um animal de sangue frio.

Assim, o costume de comer bacalhau chegou ao País na época do descobrimento, mas foi depois da chegada da família real portuguesa que a tradição tomou força. Além disso, o bacalhau era prático para ser salgado e desidratado, o que fazia com que o peixe fosse armazenado para durar mais tempo sem estragar. Desta forma, ele passou a ser consumido pelos portugueses que, na época, precisavam de produtos que durassem mais, devido as grandes navegações.

Aos poucos, muitos costumes mais rígidos da quaresma foram deixados de lado, tanto é que atualmente a maioria das pessoas consome carne durante todo o período. Mas a tradição de comer bacalhau na Sexta-feira Santa se mantém forte em diversos lugares do mundo!

E, mesmo faltando alguns dias para a data, já é hora de pensar no cardápio para reunir os familiares e amigos. A Ceraflame, em parceria com o Chef de Cozinha Paulo Machado, preparou uma deliciosa e fácil receita de Arroz de Bacalhau para você fazer em casa na Sexta-feira Santa.

Vamos lá?

Ingredientes

1 kg de arroz cozido
1 kg de bacalhau desfiado
1 alho poró
1 pimentão amarelo
100 g de tomate cereja
4 cebolas picadas
Tomilho fresco a gosto
Azeite de oliva extra virgem a gosto
100 g de queijo parmesão ralado
Pimenta do reino preta a gosto
70 g de azeitona preta sem caroço

Modo de fazer

Numa panela grande refogue o bacalhau desfiado, o alho poró, o pimentão amarelo e a cebola picada. Em seguida adicione o arroz cozido e o tomate cereja, a azeitona e misture bem. Por último acrescente o queijo ralado, acerte sal e pimenta do reino e sirva. A receita rende 5 porções.

Dica do Chef: Para preparar e servir, utilize uma caçarola de cerâmica da Ceraflame, na cor de sua preferência. A cerâmica conserva o calor do alimento, acelerando o tempo de preparo das refeições e mantendo a comida quente por mais tempo à mesa.
 

Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

Envie sua receita!  

Compartilhe a sua receita conosco!
Os pratos mais legais e saborosos terão suas receitas publicadas no site!
Envie para: redacao@pratotipico.com.br