Receitas

Receita de croissant

receita-croissant

O croissant está entre os pedidos mais solicitados nas padarias, seja no café da manhã ou da tarde. Existem inúmeras receitas e formatos, como doce, salgado e até mesmo recheado.

A base e a técnica do preparo vêm da milenar cozinha turca Otomana com expansão na Áustria, onde é chamado de kipferl brioche. “O formato do croissant celebra a vitória dos austríacos sobre o império Otomano e a meia lua crescente representa o mesmo símbolo que está na bandeira da Turquia”, explica o antropólogo e autor do livro Caminhos do Açúcar, Raul Lody.

Foi com Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, casada com Luís XVI, delfim da França, que a receita foi disseminada em terras francesas, onde croissant significa “crescente”. De acordo com Lody, é um tipo de pão feito de massa folhada e marca com destaque a tradicional pâtisserie francesa.

Ficou curioso para saber como se faz a receita trazida pela arquiduquesa? Experimente!

Ingredientes

500g farinha de trigo
300 ml de leite
50g de açúcar
15g de fermento fresco
12g de sal
190g de manteiga fria boa para massa folhada
1 gema de ovo batida com um pouco de leite para dourar.
 

Modo de fazer

1. Numa tigela grande, misture o fermento com 150 ml de leite morno e 10 gramas de açúcar. Então, acrescente 125 gramas de farinha e misture bem com uma colher; cubra com um pano de prato limpo e úmido e deixe descansar em um lugar quente por 30 minutos;

2. Depois, acrescente o restante da farinha, o leite, o açúcar e o sal. Agora, amasse tudo até obter uma massa homogênea.

Fazendo o “livro” de massa:

1. Divida a massa em duas partes. Selecione uma parte, coloque sobre uma superfície enfarinhada e estenda a massa com um rolo até formar um retângulo grande;

2. Pegue o restante da massa e estenda para formar um retângulo menor;

3. Coloque manteiga no meio do retângulo maior e coloque o retângulo de massa menor sobre ele, centralizado; dobre as bordas da massa que está embaixo para se fechar sobre a superior como se fosse um livro;

4. Novamente, estenda a massa para formar outro retângulo grande, com uma espessura de 0.5mm, aproximadamente;

5. Dobre a massa em 3 e ¼. Isto é, dobre as duas bordas para dentro no sentido da largura e depois uma vez no sentido do comprimento;

6. Coloque a massa folhada e depois leve para a geladeira por 30 minutos;

7. Repita duas vezes a ação anterior com a dobra sempre à direita;

8. Estenda a massa com uma espessura de 0.4mm; em seguida, corte em triângulos com 10cm a 12cm de base;

9. Quando a massa está aberta na forma de um retângulo há um melhor aproveitamento da massa;

10. Enrole a partir da base para a ponta do triangulo. Coloque na chapa de forno forrada com papel vegetal;

11. Antes de colocar o forno, pincele com uma mistura feita com a gema do ovo e o restante do leite para que os croissants fiquem dourados. 

12. Pré-aqueça o forno a 220°C. Asse por aproximadamente 45 minutos a 1 hora.

Rendimento para 10 pessoas
 

Receita cedida pela Campanha Doce Equilíbrio, iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na alimentação e estilo de vida.

 

Envie sua receita!  

Compartilhe a sua receita conosco!
Os pratos mais legais e saborosos terão suas receitas publicadas no site!
Envie para: redacao@pratotipico.com.br